(11) 2773-0674 / (11) 99693-8762
vendas@megaxadrez.com.br

O sétimo selo (1956)

Esse filme, do sueco Ingmar Bergman, é reconhecido como um dos melhores da história do cinema. O filme narra a história de um cavaleiro que, ao retornar das Cruzadas, encontra o país num surto de peste negra. O cavaleiro encontra a Morte e, para ganhar tempo, propõe uma partida de xadrez, que decidirá seu destino. Infelizmente em uma das cenas o tabuleiro está montado errado, o que é um erro imperdoável.

Fora de controle (1984)

Dirigido por Richard Dembo, esse drama se passa em Genebra, durante o Campeonato Mundial de Xadrez de 1983. O título é disputado por dois grandes mestres soviéticos: Pavius Fromm, um jovem refugiado que deixou a Lituania, e Akiva Liebskind, judeu de ego inflado. A história é baseada nos “matchs” pelo Campeonato Mundial disputados  em 1978 e 1981 entre Viktor Korchnoi e Anatoly Karpov.

Lances inocentes (1993)

O filme, do diretor Steven Zailian, conta a história de Josh, um menino de 7 anos de idade que consegue vencer o pai em uma partida de xadrez sem nunca ter jogado antes. Impressionado com as habilidades do filho, o pai decide investir na carreira de enxadrista do filho, mas sua busca pelo sucesso acaba atrapalhando a relação. O filme é baseado na história de Josh Waitzkin, Mestre Internacional de xadrez e campeão de artes marciais.

Fresh: inocência perdida (1994)

Dirigido por Boaz Yakin, Fresh mostra Michael, um garoto de 12 anos que trafica drogas para ajudar no sustento de sua família. Michael costuma se encontrar com o pai Sam, que ensina o filho a jogar xadrez. Sam quer mostrar ao filho que os desafios da vida podem ser enfrentados com o mesmo raciocínio utilizado diante de um tabuleiro de xadrez.

Game Over: Kasparov e a máquina (2003)

Em 1997, Garry Kasparov, o maior enxadrista da história, aceitou o convite da IBM para uma disputa contra o supercomputador Deep Blue. O documentário mostra o jogo e os bastidores sob a perspectiva de Kasparov, que foi derrotado e levantava suspeitas de que a IBM tivesse trapaceado. Game Over foi dirigido por Vikram Jayanti.

Xeque-Mate (2009)

Dirigido por Caroline Bottaro, Xeque-Mate conta a história de Hélène, uma tímida arrumadeira de um hotel que um dia encontra um casal jogando xadrez. Ela fica admirada pelo jogo e decide aprendê-lo com a ajuda de Kröger, um americano recluso.

Bobby Fischer contra o mundo (2011)

Trata-se de uma cinebiografia dirigida por Liz Garbus que conta a vida do enxadrista norte-americano Bobby Fischer. O documentário mostra a dedicação extrema de Bobby ao esporte, com destaque para sua participação no Campeonato Mundial de Xadrez de 1972. Bobby Fischer contra o mundo conta ainda com o depoimento de grandes nomes do esporte, como Garry Kasparov, Henry Kissinger, Larry Evans, Friðrik Ólafsson, Susan Polgar, entre outros.

Febre do xadrez (Shakhmatnaya goryachka / Chess Fever, 1925)

O filme é sobre um homem fanático por xadrez e sobre sua namorada, que odeia este esporte. Como ele se atrasa para um encontro, ela sai a vagar pela cidade numa noite fria de inverno e encontra um homem que lhe sorri, e ela se apaixona... mas o homem é também um enxadrista, o cubano Capablanca.

Curiosidades: O filme conta com a participação do enxadrista e campeão do mundo, José Raúl Capablanca e também de outros enxadristas famosos, que participavam de um torneio em Moscou por ocasião da filmagem.